Tags

, , ,

E aí gente? Dando um tempinho no Comida di Buteco, resolvi trazer esta receitinha super rápida e gostosa pra vocês. Se você gosta de macarrão alho e óleo e camarão, pode correr pro supermercado e comprar os ingredientes agora. Quando você assustar, tá pronto! Desde a Semana Santa estou afim de fazer este prato. Vi a Donna Hay fazendo no programa dela e achei deveras apetitoso!

Antes de começar, só explicando um pouquinho quem é a Donna Hay.

20120420-123555.jpg

Eu a conheci lendo o blog Technicolor Kitchen, em que a Patricia Scarpin faz maravilhas e posta fotos divinas (Gentem, tá no nosso Blogroll! Como assim vocês ainda não entraram? Entrem e vejam com seus próprios olhos). A Patricia faz várias receitas inspiradas na Donna (já fiquei íntima…), assina a revista dela e tudo mais. E coincidindo com esta época em que conheci o Technicolor Kitchen, o canal Fox Life começou a passar os programas dela, o “Fast, Fresh, Simple”. Bastou eu assistir um episódio pra correr no YouTube e assistir TODOS os vídeos que estavam disponíveis. Loka!

Foi amor à primeira vista. Fiquei fã! A Donna Hay é uma versão australiana do Jamie Oliver, depois de muuuuita Ritalina, lógico, porque ela é super calminha. Tudo que ela faz é realmente simples, com ingredientes possíveis e preparo fácil. Ela cozinha na casa dela, que é a beira do mar de Sidney, num lugar lindo, ou numa cozinha experimental onde ela prepara as receitas para as revistas e os livros que ela publica. E como se não bastasse, ela ainda tem uma discreta “pochetinha de chopp” que eu super me identifiquei. Vai lá no YouTube e veja os vídeos… É sutil, mas tá lá!

Pois bem, na quinta-feira santa estava eu assistindo o programa e ela começa com este “Garlic Prawn Pasta”. Hmmm, pareceu uma delícia. É um macarrão alho e óleo com upgrade de camarão. Qual a chance de ser ruim?

Quem quiser se preparar melhor (ou começar a viciar nos vídeos), pode começar assistindo o preparo desta receita pela própria Donna Hay aqui

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

20120420-170254.jpg

- 200g de macarrão espaguete
– 1 colher de sopa de azeite
– 50g de manteiga
– 4 dentes de alho médios, cortado em lâminas finas
– raspas de um limão siciliano
– 1 colher de sopa de suco de limão
– 1 pitada de pimenta calabresa (a gosto)
– punhado de salsinha fresca, picada grosseiramente
– sal e pimenta do reino a gosto
– 16 a 20 camarões médios, sem cabeça, cauda e casca e devidamente limpos

Compre camarão, de preferência fresco. Para limpá-los, retire primeiro a cabeça, depois as perninhas, a casca e a cauda. Você pode ate guarda-las congeladas para fazer caldo depois. Com cuidado, faça um corte longitudinal no dorso, não muito profundo, para retirar aquela tripinha, que pode conter grãozinhos de areia.

20120420-114557.jpg

Caso o camarão seja muito grande (hmmm, esbanjando hein?) aproveite e corte ao meio, neste mesmo sentido longitudinal. Vai ser melhor na hora de comer, pois mais garfadas vão conter nacos de camarão.

Para retirar as raspas de limão, é importante possuir um “Zé Estevão”:

20120420-170157.jpg

É como apelidamos carinhosamente este instrumento, chamado ZESTER (ou Microplaina) que serve para retirar raspas de limão. Muuuuuito essencial na cozinha, se tiver oportunidade adquira um. Retire só a casquinha amarela no caso do limão siciliano; ou a parte verde no caso do limão Taiti normal. A parte branca amarga, invariavelmente.

Modo de preparo:

Panela grande com água fervente e salgada para cozinhar o macarrão. Coloque a massa na água assim que começar o preparo do “molho”, presumindo que ela irá cozinhar nuns 8-10 minutos. Assim tudo ficará pronto ao mesmo tempo. Se você achar que não vai conseguir o timing certo, faça o molho primeiro e depois cozinhe o macarrão.

Agora prepare seu coração. Você já fez macarrão alho e óleo? Seguinte, pra ficar gostoso tem que ter muito óleo… Vocês viram que são 50g de manteiga mais 1 colher de sopa de azeite? Pois é isso mesmo. Não é comida diet, é comida rica em sabor, minha gente! Se você economizar na manteiga, o alho vai queimar e ficar péssimo. (Durante o preparo da receita, o Clebinho me perguntou umas 20 vezes: “não tem muita manteiga aí não?”… Só respondi as 2 primeiras vezes…)

Bom, voltando ao preparo. Pegue uma frigideira grande, coloque o azeite, a manteiga e deixe derreter. Coloque as lâminas de alho e deixe fritar até amolecer e dourar levemente, mexendo devagar. Leva uns 2 minutos. Some as raspas de limão, a pimenta calabresa, cautelosamente, porque ela é forte (eu não coloquei desta vez porque esqueci). Salpique pouco sal e pimenta no camarão e acrescente à frigideira. Vá mexendo e observe que o camarão muda de cor. Depois que isso acontecer, deixe fritando mais 1 a 2 minutos, no máximo, senão fica borrachudo. Desligue o fogo, acrescente a salsinha e o suco de limão. Vai ficar assim:

20120420-114508.jpg

Escorra o macarrão e misture tudo na frigideira. É por isso que a mesma tem que ser grande. Esse ponto é importante pois é quando o molho “entranha” no macarrão e fica saboroso. Corrija o sal se necessário. Não ponha queijo; por incrível que pareça, não fica legal.

Monte o prato e enjoy!

20120420-114441.jpg

Viu? É rapidinho e gostoso, eu garanto. Não deixem de fazer e contem aqui se deu certo. Acho que vai bem com um Chardonnay geladinho… Mas a “eno-dica” é de amadora, se não harmonizar vocês me avisem. Se algum Sommelier estiver lendo este blog, please, nos dê uma luz!

Pra quem curtiu a Donna, as receitas do programa estão todas neste link.

E logo, logo tem mais: neste momento estou em Sampa e vai ter post daqui. E tem mais CdB e confraria do Luca… Ih, muita coisa legal!

Beijos! Bom apetite!