Tags

, , ,

Que a culinária sempre foi paixão na minha vida vocês já perceberam. Não é a toa que falo até babar aqui no SP. Mas somente no ano passado eu tive a oportunidade de aprender a cozinhar com um profissional da área e da melhor maneira possível: ao lado das minhas queridas amigas, num “jantar-aula-boteco” que acontece uma vez por mês (infelizmente…) e de forma descontraída sem nunca ser descompromissada.

Estou falando do Adore e da Vanessa, a.k.a Van. Olha ela toda bonitona aqui:
20120329-235839.jpg
E cozinhando no Adore aqui:

20120329-235949.jpg
A Van é uma paulista fofa, chef muito talentosa e didática, que chama todo mundo pelo diminutivo do nome, tipo: Lí, Ró, Fê, Lu, Má e por aí vai. (Espero que ela não tenha nenhuma aluna chamada Custódia…)

A Vanessa e o Fernando são um casal de chefs de cozinha ex-advogados que criaram o Adore Espaço Gastronômico. Lá funciona da seguinte maneira: você cria sua turma, com umas 10 a 12 pessoas, e participa de uma aula-jantar mensal, começando as 20h e terminando por volta de 23:30h, dependendo da turma e do menu, logicamente. São eles que cozinham (não juntos, cada noite um dá aula para sua turma), a gente só assiste. Mas tudo é muito bem explicadinho. A receita vem impressa, com o passo-a-passo, então a medida que a aula vai acontecendo, a gente vai anotando os detalhes, o “pulo do gato”. E aí os pratos vão ficando prontos e a gente saboreia!

Bem, na turma da galera “Caxias” imagino que é assim que acontece. Na nossa turma, a gente leva vinho, cerveja (ou os dois…) e antes mesmo de começar a gente já começa a tomar umas e outras, tipo num boteco, e nem anota tanta coisa. Mas somos mucho espertas, sempre conseguimos aprender tudinho! Kkkkkk… Mas o bom é que, como fazemos aula entre amigas, é uma ótima oportunidade de botar o papo em dia. E uma sempre salva a outra na hora de executar a receita em casa.

A gente paga um valor fixo pela aula e aí depende se vai ser entrada e prato, prato e sobremesa, ou entrada, prato e sobremesa. No início do semestre já deixamos os cheques referentes aos próximos 6 meses, o que garante nossa turma por este período. É… É disputado, minha gente! Já tem um ano que estamos batalhando horário para fazer aula com os maridos e ainda não conseguimos! Ninguém quer largar a Van e o Fernando…

Eu entendo e sei que não é a toa. É um momento muito gostoso, eu fico esperando ansiosamente o dia de Adore pois sei que vou rir, me divertir, comer muito bem e ainda aprender a cozinhar. Na verdade, o Adore é muito, muito mais do que aprender a cozinhar… É uma vivência, uma experiência de puro prazer.

Existem outros chefs que promovem este tipo de confraria em BH, eu até participo de outra que comentarei em breve. Se eu pudesse, tivesse time and money, participaria de todas! Só não sei se tão divertidos quanto o Adore. O que sei é que muitos nem lista de espera tem: você liga e tem vaga. #quédizê…

Bom, nesta última quarta tivemos de entrada Mil Folhas de Berinjela com Molho de Tomates, Mussarela de Búfala e Molho Pesto:

20120329-231945.jpg
Adorei esta entrada, achei suave, saborosa. Amo berinjela!

De prato principal, como estamos perto da Semana Santa, teve Lombo de Bacalhau com Purê de Batatas Aromatizado, Julienne de Pimentões Assados ao Alho e Caviar de Tapenade:

20120329-232546.jpg
Também gostei deste prato, e olha que bacalhau nem é das minhas comidas favoritas. Mas o que tava bom mesmo era esse pimentão… Sensacional, preciso fazer isso aqui em casa! Em grande quantidade.

E de sobremesa, Trufas de Avelã:

20120329-232750.jpg
Feitas com chocolate belga aromatizado com caramelo. Tem jeito de ser ruim?

Este dia estava tão bom que ficamos lá batendo papo e tomando cerveja até 1:30h, pode?

Mas conforme combinei com a Van, vou postar aqui as fotos e os comentários mas não vou postar as receitas afinal outras turmas poderão ter aulas depois da gente e aí perde a graça já ter visto a receita. Caso você tenha ficado com água na boca, pode ligar lá e tentar uma turma pra você mas já vou avisando: estamos na frente!

A Van e o Fernando também apresentam um programa no canal 9 da Net, que estréia aos sábados 11:00 e repete em outros horários durante a semana. Tem um link aqui, falando do programa no Jornal da Cidade. Neste mesmo jornal, tem uma ótima entrevista dos dois.

E é isso. Mês que vem tem mais! Lóxico que yo volto antes…

Beijos…

Adore Espaço Gastronômico
http://www.adoreespacogastronomico.com.br
Avenida do Contorno, 5823/5ºandar – Savassi
Belo Horizonte/MG
Tel: (31) 30240718

Anúncios