Tags

, ,

Oi pessoal!

Este post já tá aqui no rascunho há um tempão e eu só empurrando com a barriga… Barriga esta que, por mais chocante que possa parecer, eu estou tentando exterminar! Brincadeiras a parte, faltou tempo mesmo, gente! Essa jornada “múltipla” que é minha vida às vezes requer concessões.

Fui lá neste restaurante em meados de julho, a vez mais recente. Digo isto porque esta casa que vou falar aqui é uma velha conhecida. Há uns tempos, se quisesse encontrar meus pais no almoço de sábado nem gastava telefonar. Era ir lá e o encontro era certeiro! De chamar garçom pelo nome e tudo mais.

Estou falando do Restaurante Portilho Sargas, localizado no Hotel Mercure de Lourdes. Durante a semana, serve pratos a la carte de culinária internacional, mais focado nos hóspedes executivos creio eu; e nos finais de semana funciona um serviço de buffet de feijoada que é muito bom. Tem outras coisas também, é bastante variado como vocês verão a seguir.

O salão é super elegante, sofisticado. Coisa chique mesmo, nada desse trem de pagode com cerveja, não… É PHEIJOADA PHYNNA! Tem um piano de cauda, uma senhora tocando sucessos de Chico (Buarque, lógico. Mas como sou “íntima”, falo só o primeiro nome), Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho e amigos. Muito agradável. Olha que bonito:

20120722-202433.jpg
O buffet é variado mesmo. A parte de saladas é super fresquinha e com coisas gostosas. Apesar da feijuca, eu nunca resisto a uma saladinha antes. Pra saúde, né gente? Às vezes rola uma travessona de pepino – como neste dia – mas a gente releva…

20120722-202500.jpg
Para pessoas ruins da cabeça mais “seletivas”, que não comem feijoada, há opções como galeto desossado, costelinha, lingüiça calabresa… Acabam sendo ótimos tira-gostos! Mandioquinha, batata sauté, legumes no vapor cozidos al dente também compõem o buffet.

20120722-202537.jpg
Mas a delícia mesmo está por vir… Ela: a maravilhosa… A comida dos escravos que nenhum senhor de engenho foi capaz de recusar. Feijão preto com partes deliciosas de porco, cozidas até os sabores se misturarem num caldo espesso e perfumado…

Feijoada, minha gente! Pra se servir a vontade…

20120722-202609.jpg
Os pertences ficam separados nessas panelinhas, que são reabastecidas com muita freqüência, de modo que você nunca encontra a penelinha vazia. Tá sempre quentinha e borbulhante. E não é feijoada de fresco não viu? Tem pé, orelha, rabinho… Minhas panelas favoritas são as que têm linguiça, paio e bacon. Porque né? Bacon…

20120722-202633.jpg
Os acompanhamentos também são bons. A couve é refogada de 5 em 5 minutos e reposta no réchaud. Tem farofa simples, torresmo, arroz com e sem alho, laranja (adoro!) e molho apimentado. Enfim, feijoada completa!

20120722-202658.jpg
Esse é meu humilde pratinho, que estava muito bom! Viram que eu gosto meeesmo da laranja, né?

20120722-202723.jpg
É a melhor feijoada de BH? Não sei porque não comi todas. Mas é muito boa! Pelo conforto, cuidado com os pratos e variedade que a casa oferece, compensa muito o preço – R$ 42 por pessoa, bebidas a parte. Para assinantes do Jornal Estado de Minas, o acompanhante não paga. Tá aqui o link, pra quem quiser conferir. (O jornal não está me dando nem uma nica pra falar isto, mas como eu sempre uso este benefício e sei que tem assinante que não usa, achei importante falar. Afinal o SP tá aí pra isso!)

E pra terminar, fechando com chave de ouro, as sobremesas. Pudim de leite condensado, cajuzinho, pé de moleque, doces mineiros, quindão… E tudo muito bom. Tem frutinhas frescas também. Pras “frutinhas frescas”.

20120722-202741.jpg
(A foto das sobremesas ficou meio tímida… Só depois que eu liguei o “modo foodblogger”…)

Bom, pra terminar só um café e a conta. Se bem que tô dispensando café. Se tivesse espaço eu comia mais um pedacinho de bacon…

Beijos pessoal, até mais!

Restaurante Sargas
Hotel Mercure Lourdes
Avenida do Contorno, 7315 – Santo Antônio
BH/MG
Tel: (31) 32984150
Horário de Funcionamento:
Diariamente de 12:00h às 15:30h e de 19:30h às 23:30h